Qual poderia ser o padroeiro da nova Catedral? Logo Dom Rey pensou no seringueiro sofredor nas “estradas” da sua colocação, nos seringais e, embora fosse uma proposta toda nova e assaz estranha, decidiu dedicar a catedral de Guajará-Mirim a Maria, protetora dos seringueiros. Assim nasceu conforme o texto de Dom Rey de 11 de fevereiro de 1956, escrito na festa da Aparição
da Imaculada, o novo vocábulo de Nossa Sra.
do Seringueiro:
“Dos perigos da mata virgem, febres, cobras, onças, etc, e de coração angustiado de suas vítimas, originou-se, sob este novo vocábulo, a tradicional e já tão arraigada devoção do seringueiro à sua Excelsa Protetora.
De todos os trabalhos manuais, o seringueiro disperso e isolado pela vastidão da insalubre floresta amazônica, seja talvez, o mais desamparado, o mais desprotegido, o mais desconhecido e o mais sacrificado...
Trabalha muito, nas piores condições, e ganha pouco; raramente economiza para melhorar o seu padrão de vida... Mas o seringueiro é religioso. Tem uma fé de remover montanhas. De par com o abandono a que está sujeito, cresce a sua confiança em Deus e Nossa Senhora...Uma vez embrenhado na mata traiçoeira, o pensamento dele não mais se afasta de Deus e sempre se vale da proteção de Nossa Senhora... O seringueiro merecia um sinal visível da proteção perene e invisível da sua Rainha. Da idéia à resolução, da resolução ao projeto, foi só um passo em vias de realização: Fixada na tela pelo pincel artístico duma jovem paulista, ei-la aparecendo, toda envolta em luz celestial, ao seringueiro deslumbrado em plena fauna, com, na mão esquerda, o Santo Rosário. Reproduzida em madeira preciosa, pela mão adestrada de um famoso escultor, a estátua original de Nossa Senhora do Seringueiro foi oferta pelos Bandeirantes Paulistas aos Bandeirantes Amazonenses, numa solene de entronização no famoso Santuário, ora em construção, a Ela dedicado, na Sede Prelatícia de Guajará-Mirim...”
Mais tarde, após várias tentativas, seria criada em São Paulo, a partir da idéia de Dom Rey e com as mãos artísticas de uma pintora e de um escultor a imagem tão desejada de Nossa Senhora do Seringueiro, que um dia, foi colocada na sua Catedral, em Guajará-Mirim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário