segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Criação da nova paróquia da Diocese de Guajará-Mirim-RO


Muita alegria e emoção. Foi assim a celebração da santa missa na manhã de hoje em Nova Dimensão. Na presença de Dom Geraldo, Dom Benedito e de muitos sacerdotes, seminaristas e religiosas as comunidades eclesiais de base de Nova Mamoré presenciaram um acontecimento histórico: a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Desde abril deste ano foram feitos todos os encaminhamentos a fim de que o Distrito de Nova Dimensão e as comunidades circunvizinhas pudessem acolher e manter dois sacerdotes. Alem disso para que uma nova paróquia seja criada é preciso uma caminhada evangelizadora que se comprometa com a causa do Reino. A criação de uma nova paróquia é um momento de graça e de compromisso. Segundo Dom Geraldo é preciso que nosso caminho evangelizador tome como direção a perspectiva da comunhão e participação.
No início da celebração Pe. Manoel João Batista, Pároco da Paróquia São Francisco, leu o decreto de criação da nova paróquia. Em seguida Pe. Silva e Pe. Raimundo receberam o documento de nomeação de pároco e vigário paroquial.
A condução de todos os ritos ficou sob a coordenação do Pe. Patriky que foi o cerimoniário desta linda celebração. Os cantos foram entoados por um coral formado com membros de todas as comunidades.
Em sua homilia Dom Geraldo fez memória dos primórdios da Diocese de Guajara-Mirim. Quando aqui chegou eram apenas 4 paróquias e hoje, as vésperas de tornar-se emérito, entrega a Dom Benedito 12 paróquias. Segundo afirma, a origem da paróquia de Nova Mamoré foi no Distrito do Iata. Ao logo destes quase 30 anos a paróquia cresceu muito e contou com a colaboração de muitos sacerdotes e religiosas.
Agradecendo aos padres Pe. Manoel e Pe. Patriky, Dom Geraldo ainda lembrava do zelo e testemunho com o qual eles conduziram a caminhada dessas comunidades até a criação da Paróquia. Ele ainda recordou o enorme potencial de nossas comunidades que, mesmo com a ausência de padres continuou sua caminhada de forma muito eficaz, inclusive administrativamente.
No rito de posse Pe. Silva e Pe. Raimundo recebram de Dom Geraldo e Dom Benedito a missao de pastorear com amor filial o povo que a eles foi confiado. Caminharam até a porta principal da matriz, receberam os instrumentos para ministrar o Santo Batismo e a Confissão. Por fim Dom Geraldo abençoou o sacrário e entronizou o Santíssimo Sacramento.
Ao término da celebração foram feitas algumas homenagens e agradecimentos. Finalizando este momento de graça foi servido um almoço para todos os participantes.
A partir de hoje nossa Paróquia São Francisco de Assis é formada por 20 comunidades e a nova paróquia com 19.
Peçamos ao nosso Bom Deus que conduza e oriente a vida e a ação evangelizadora das Paróquias de Nova Mamoré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário